quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Encontro "Cidades Vivas/Cidades Mortas"


“CIDADES VIVAS/CIDADES MORTAS”

Diálogos entre as cidades do passado e o futuro das cidades


PROGRAMA PROVISÓRIO

Na sociedade contemporânea são cada vez maiores os conflitos entre as necessidades e os requisitos da vida moderna e a presença e as memórias do património e do passado, a que comummente se designa de Património Cultural Edificado.

Apesar de existir, cada vez mais, uma consciência mais acentuada acerca da abordagem e da preservação do património e, mais concretamente, dos testemunhos históricos, as exigências técnicas, sociais e políticas são igualmente crescentes, por vezes agudizando um diálogo que é, habitualmente, muito complexo.

Assim, é de crucial importância reflectir e tornar este diálogo em algo frutuoso e que permita a investigação e o conhecimento do passado, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida futura e a fruição e usufruto no presente.

O Núcleo de Arquitectos do Litoral Alentejano, em conjunto com a Liga dos Amigos do Sitio Arqueológico de Miróbriga, pretende convidar autarcas, arqueólogos, arquitectos, urbanistas e técnicos autárquicos (preferencialmente do Alentejo) para reflectir e dialogar, com o objectivo deste diálogo entre as cidades vivas e as cidades mortas seja profícuo e valorizador.

Integrado nas Jornadas Europeias do Património, este primeiro encontro, de um conjunto de dois, terá o seguinte programa provisório:

Data: Sexta feira, dia 23 de Setembro de 2011

Local: Centro Interpretativo do Sitio Arqueológico de Miróbriga, Santiago do Cacém

Mais informações em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário