quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Encontro Cidades Vivas Cidades Mortas

Hoje publicamos o resumo da comunicação do Arq. Pedro da Cunha Paredes, Presidente da Cãmara Municipal de Alcácer do Sal:

Para a maior parte das pessoas viajar é, basicamente, deambular pelo casco antigo das cidades e vilas visitadas. Isso significa que a maioria de nós valoriza o que é único e irrepetível no património edificado antigo. Acontece que, na nossa vida quotidiana, nem sempre somos capazes de contribuir, de forma eficaz e prática, para contrariar o novo-riquismo da política do betão. De facto ainda existem muitos autarcas que consideram que as "novas urbanizações" dão votos, muitos arquitectos que julgam que projectar é fazer "obra nova, limpa e fotogénica" e muitos promotores que acham que ninguém compra edifícios restaurados, porque são caros e não têm garagem.


Em Alcácer do Sal estamos a tentar desmontar estes mal entendidos e por isso lançámos um programa (programa RUAS) que pretende provar, no terreno, que as intervenções de reabilitação exigem tempo, dinheiro e engenho, mas dão um admirável contributo para a saúde social e económica dos locais onde ocorrem. Assim tenhamos razão!


Pedro da Cunha Paredes

CV:
Licenciado em Arquitectura em 1981. Durante a frequência do curso colaborou com vários gabinetes de projecto nomeadamente com o do Prof. Arq.to Fernando Távora. No referido gabinete dedicou-se ao trabalho de recolha e classificação do Património Arquitectónico do Centro Histórico da Cidade do Porto (operação SAAL).

3- Exercício profissional
1981/1982- Foi colaborador do gabinete de projecto Enarco, com sede em Lisboa, onde se dedicou ao trabalho de pormenorização de obra a partir de um projecto de arquitectura industrial (fundição de aço da Cometna).
1982/1984- Foi colaborador do gabinete de projecto Centrotécnica, com sede em Lisboa, onde integrou a equipa que fez a pormenorização de obra do Hotel Novotel (situado na Av. José Malhoa, junto à praça de Espanha, em Lisboa).
1984/1988- Foi admitido, através de um concurso público, na Divisão de Urbanismo Equipamento e Habitação da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Na referida Divisão dedicou-se ao Planeamento Urbanístico e à reorganização do sector de projecto. Foi nomeado Chefe de Divisão em 1987.
1988- Formou o seu próprio gabinete de projecto, onde passou a trabalhar como profissional liberal.
1988/2005- Acumulou a gestão do gabinete com a actividade de projectista e com o acompanhamento e fiscalização das respectivas obras. Deu apoio técnico à empresa de construção Delrutecto, com sede no Barreiro. Realizou peritagens para os Tribunais de Alcácer do Sal e de Setúbal. Realizou avaliações de prédios urbanos para o Banco Português de Investimento.
2004/2005- Exerceu a actividade de perito avaliador ao serviço do Ministério das Finanças.
4- Actividade cívica e política
1989/1993- Exerceu o cargo de membro da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, como independente, em representação do Partido Socialista.
1993/1995- Exerceu o cargo de vereador da Câmara Municipal Alcácer do Sal, como independente, em representação do Partido Socialista.
Em Outubro de 2005 foi eleito Presidente da mesma Câmara Municipal. Renovou o mandato, para o quadriénio seguinte, nas eleições autárquicas de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário